No TFS2015 não haverá mais Team Explorer

O time do TFS e VSO tem ​realizado diversas mudanças no licenciamento do produto com o intuito de simplificar e também tornar funcionalidades básicas de planejamento ágil disponíveis para um maior número de pessoas.

No TFS2015 algumas boas mudanças ocorreram. Nesse post do Brian Harry (http://blogs.msdn.com/b/bharry/archive/2015/07/21/licensing-and-packaging-changes-for-tfs-2015.aspx) ele detalha tudo que mudou.​​

Uma mudança que achei bem legal e que impacta diretamente nosso dia a dia foi que no TFS2015 não haverá mais Team Explorer. Normalmente, para usuários não desenvolvedores, era instalado o Team Explorer para habilitar o pessoal a consultar código fonte, etc. Agora como a interface Web está bem rica, torna-se desnecessário instalar uma IDE apenas para consultar informações de código.

A única funcionalidade perdida nessa decisão é a integração com o Office (conectar com o Excel para realizar querys, storyboard no power point, etc). Isso era instalado juntamente com o Team Explorer.

Por enquanto para manter essa funcionalidade, deve manter o Team Explorer 2013 ou instalar uma versão Community ou Express do Visual Studio.

Contudo, no update 1 do TFS será disponibilizado um instalador separado para a integração do TFS com o Office, resolvendo assim esse problema.