Limites de Team Projects por Collections: Mitos e Verdades

Já ouvi muitas pessoas falarem que o TFS possui limitações de 255 Team Projects por Collections. Eu procurei pra caramba, e o único documento oficial que encontrei falando disso, foi para a versão 2010 do TFS. Para versões posteriores não encontrei nada.

Achei muito estranho essa história desde o início, ainda mais um número tão exato como 255 Team Projects, afinal o TFS evoluiu para ser um serviço, não poderia ter uma limitação dessa “by design”. Claro que limitações físicas como mémoria, tamanho da base de dados, etc, com certeza irão influenciar em desempenho, mas estranho ter o corte preciso de 255 team projects.

Enfim, depois de tanto procurar, achei no lugar mais óbvio (a bíblia do TFS) a informação que estava procurando: https://books.google.com.br/books?id=FwaIAwAAQBAJ&pg=PA29&lpg=PA29&dq=TFS+2013+limits+team+project&source=bl&ots=A-g2B6tH5d&sig=fMivD-5d4Wrk8qw007jOJu7PiKA&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CGUQ6AEwCGoVChMIlZj7jqWUxgIVTIYNCh3V2ACI#v=onepage&q=TFS%202013%20limits%20team%20project&f=false

Na verdade, a limitação é física. A equipe de produto já conseguiu colocar rodando até 500 team projects ativos (team projects com acessos diários!!) dentro de uma Collection com uma performance aceitável, claro que com os devidos ajustes de hardware e no banco de dados. É possível também ter de 30 a 100 Collections na mesma instância de SQL (com os devidos ajustes). O ponto de gargalo é o banco de dados. Ele quem de fato irá limitar.